A osteoporose torna os ossos frágeis e porosos. Praticar Pilates melhora o equilíbrio e a coordenação motora, aumenta a densidade óssea e beneficia a massa óssea.
A osteoporose é uma doença metabólica muito comum, principalmente em idosos, que torna os ossos frágeis e porosos. À medida que o problema se agrava, aumentam-se os riscos de fraturas e incapacidades funcionais. Como consequência das fraturas em vértebras, fêmur, costelas e ossos do punho, entre outros, pode ocorrer diminuição da altura, dores nas articulações, fraqueza nas pernas, insegurança para andar e alterações na postura, que trazem dores nas costas e deformidades da coluna, como a corcunda.
O Autêntico Método Pilates pode ser benéfico tanto para prevenir esse problema quanto para aumentar a qualidade de vida de quem sofre com ele, pois a atividade fortalece a musculatura e tem baixo risco de provocar qualquer tipo de lesão ou sobrecarregar os ossos.
Os exercícios promovem a melhora do equilíbrio e da coordenação motora, indispensáveis para evitar possíveis quedas, aumentam a densidade óssea e beneficiam a massa óssea. Para casos mais graves, onde o aluno já apresenta alterações posturais, os movimentos melhoram o alinhamento da postura, a partir do fortalecimento e alongamento da coluna.