Doença localizada no disco intervertebral, pode ocorrer por má postura, acidente de carro, pressão na coluna por desvios posturais ou pelo envelhecimento.

É uma doença da coluna vertebral, mais precisamente no disco intervertebral. Este disco fica entre as vértebras e sua função é amortecer o impacto entre elas. Quando este espaço começa a diminuir, ele é pressionado e começa a haver um desgaste. Em função disto, parte do disco se rompe, formando uma pequena hérnia ou protusão discal. Se esta situação de pressão continuar, a protusão se torna uma hérnia discal, ou seja, uma parte bem maior do disco é rompida.

Ela pode ocorrer devido à má postura, acidente de carro, pressão na coluna em função de desvios posturais e por conta do envelhecimento. Este problema pode acontecer tanto na região do pescoço (cervical), como na região do final das costas (lombar).

Inicialmente, é comum sentir um incômodo muscular na região do pescoço ou da lombar. Depois vem a dor, espasmos ou contratura muscular, a perda de força e alongamento muscular, o “travamento” da região dolorosa, “fisgadas” na perna ou “formigamento” no braço, que trazem dificuldades para fazer atividades pessoais e profissionais no dia-a-dia.

O Pilates é indicado em todos os casos de hérnia discal. O Método trabalha aliviando as dores, já que restabelece o espaço entre as vértebras, descomprime o disco, fortalece e alonga a musculatura, realinhando a coluna para o seu eixo correto.

A prática faz a pessoa “crescer”, diminui os espasmos musculares e melhora o formigamento pelo braço ou perna, uma vez que a movimentação aumenta a circulação sanguínea e linfática. Ela reabilita, permite voltar a exercer suas atividades, recupera o prazer em se mexer e o bom-humor, trazendo um bem-estar muito grande.