Se uma curvatura da coluna vertebral sai do padrão normal de lordose e/ou cifose, esse problema é chamado de desvio postural.

Quando algumas curvaturas da coluna vertebral apresentam algum problema, são chamados de desvio postural, porque saem do padrão normal de lordose e/ou cifose. Seguem abaixo alguns desses desvios mais comuns.

Na região do pescoço há uma curvatura chamada de lordose, só que é muito comum que algumas pessoas apresentem um aumento nesta curvatura, chamada de hiperlordose cervical, ou um quadro de retificação cervical, quando o pescoço é reto, sem a curva normal.

Já na região dorsal (meio das costas), logo abaixo dos ombros até a região da cintura, é normal ter uma curva chamada cifose. Quando ela aumenta muito e vira uma corcunda, dá-se o nome de hipercifose, enquanto que outros têm retificação dorsal.

Na lombar (abaixo da cintura até o começo do bumbum), é natural ter uma curva chamada lordose. Quando esta é aumentada, é chamada de hiperlordose, que é o famoso bumbum empinado. Se não há uma curva e sim uma retificação lombar, o bumbum fica achatado.

No caso da coluna vertebral, o ideal é que ela seja “reta” e alinhada, vértebra por vértebra. Qualquer desvio para os lados pode configurar uma “escoliose”, que é vista em pessoas “tortas” (com um ombro mais alto, um lado da cintura bem curvado e o outro reto e um quadril mais baixo que o outro).

Estes desvios anormais acontecem por vários fatores. No adulto, por exemplo, é normal serem causados por má postura no trabalho e sedentarismo e causarem dor, contratura ou tensão muscular, dor de cabeça e formigamento nos braços ou pernas. O Pilates é indicado nesses casos por trabalhar o reequilíbrio muscular, sustentar, estabilizar e trazer a coluna para o seu eixo, alongar e fortalecer a musculatura e aliviar dores e desconfortos.