Pescoço ou lombar doloridos, com rigidez na musculatura local e formigamento em pernas ou braços, pode ser sinal de um bico de papagaio.

Quando o pescoço ou a região lombar estão sempre doendo e com a musculatura rígida, gerando formigamento nas pernas ou nos braços, pode ser um sinal de um osteófito, também conhecido como bico de papagaio. Ele tem o mesmo formato de um espinho de rosa e nasce nas vértebras da coluna, machucando o músculo ou nervo e causando uma inflamação na região.

O osteófito pode ser também encontrado nos joelhos e calcanhares (aqui recebe o nome de esporão de calcâneo). Os sintomas variam de acordo com a localização do bico de papagaio. Eles podem incluir tensão muscular, dor e dificuldade para pisar, espasmos musculares, fraqueza muscular, diminuição dos movimentos do braço e pescoço, torcicolos, dores nas costas constantes e dificuldade para fazer atividades do dia-a-dia.

Nesses casos, a prática do Autêntico Pilates é excelente. Como a dor é geralmente proveniente da contratura muscular em função de músculos fracos que geram desalinhamento e má postura, o Pilates realinha a pessoa, fortalece e alonga a musculatura e equilibra o corpo, o que reduz o incômodo.